7 de dez de 2012

Cresce a oferta de cursos na modalidade EAD

Fonte: http://blackboard.grupoa.com.br/wp-content/uploads/2012/11/ead_comeco.jpg

Aumentou no Brasil o número de alunos que aderiram ao sistema de ensino a distância (EAD), somando um total de 3,5 milhões de estudantes. Dos cursos oferecidos, 56% são livres, o que quer dizer que não precisam da autorização do MEC para funcionarem. Esses são cursos de atualização ou aperfeiçoamento pessoal ou de aprimoramento profissional. Estavam matriculados até 2011 nos mesmos, 2,7 milhões de estudantes, o que significa 72% do total.
Os cursos autorizados pelo MEC chegam a um total de 3.971. A maioria dos matriculados estão cursando o ensino superior, num total de 75%. Já 17,5% dos estudantes são do pós-graduação e os outros 7,5% estão divididos entre cursos de ensino fundamental, médio e técnico.
Pesquisas indicam que as mulheres são a maioria dos estudantes a distância. Os homens são a maioria apenas em cursos corporativos – oferecidos por empregadores a seus funcionários.
A região de concentração dos alunos de EAD é a Sudeste, com 2,1 milhões de matrículas. O Sul vem em segundo lugar com 626 mil estudantes. No Centro-Oeste são 595 mil estudantes e no Nordeste, 256 mil. O Norte aparece em último com 15 mil matriculados no total.
A evasão de alunos, que é um dos principais obstáculos enfrentados para o desenvolvimento das ações em EAD, teve uma média de 20%. O maior índice é proveniente de cursos livres, com 23,6%.
Dados esses que nos mostram a grande influência que a tecnologia vem tendo na educação e na realização profissional dos alunos.


Fonte: http://blackboard.grupoa.com.br/cresce-a-oferta-de-cursos-na-modalidade-ead

Nenhum comentário: