22 de mar de 2013

A utilização dos filmes nas Atividades Acadêmicas





Nas aulas destinadas à Atividade Acadêmica, nós docentes podemos, aproveitar para estabelecer uma relação positiva da mídia que toma tanto espaço nos dias atuais, transformando em um espaço educativo buscando, através dos meios de comunicação, novas dinâmicas que possibilitem formar cidadãos capazes de entender, discutir e agir nesse mundo imerso na mídia.
Surge então a possiblidade de trabalharmos com os filmes, trazendo o cinema para a sala de aula que é um recurso didático facilitador da aprendizagem, fazendo com que o aluno encontre uma nova maneira de pensar e entender a história, uma opção que considero interessante e motivadora.
A utilização do filme como mensagens que traduzem valores ideológicos, culturais e sociais de uma sociedade e de uma determinada época, podem ser um instrumento para estimular a comunidade acadêmica ao conhecimento da cultura, da consciência crítica e reflexiva.

As turmas de Pedagogia assistiram ao filme Maria Montessori que é aconselhado a todas as pedagogas e pedagogos. Montessori, a primeira médica italiana, dedicou-se à educação de crianças deficientes num hospital psiquiátrico em Roma. Após a sua graduação em medicina, fica grávida de um jovem professor, com quem trabalhava no hospital. Apesar de ajudar na educação de muitas crianças, Maria Montessori vive o drama de não poder educar o seu próprio filho. Para além disso, luta para que seu método de ensino seja aceito pelo sistema escolar italiano. Enfim, a história de uma mulher à frente do seu tempo.

Professora Lidiane Soares


"O aproveitamento dos encontros presenciais na educação a distância dependem muito da competência do professor. Um encontro que me marcou muito e ficou com gostinho de quero mais, foi o filme que a professora Lidiane Soares nos levou para assistir sobre a vida de Maria Montessori, personagem fundamental na pedagogia humanizada."

Depoimento da aluna Claudia E. O. Rizzatti sobre a atividade acadêmica

Um comentário:

luciana duarte disse...

Esse filme que nos foi apresentado pela professora Lidiane Soares, foi de grande incentivo, foram duas aulas de extremo silêncio e emoção, nós alunos da ped 0340 ficamos admirados com a garra, e o amor que essa mulher Maria Montessori tinha pela pedagogia o amor em ensinar com tão poucos recursos,isso nos incentiva e nos montra quão grande é nosso papel na vida dos nossos alunos.