20 de mar de 2013

Aluna de Serviço Social elabora cartilha sobre Saúde Mental



Clique sobre a cartilha para ampliar


A acadêmica de Serviço Social da AUPEX, Alessandra Sartori da Silva, elaborou uma cartilha sobre Saúde Mental como resultado de seu estágio, realizado no ano passado, no Centro de Atenção Psicossocial Folha de Lírio - CAPS III, que trata de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. A cartilha será utilizada pelo CAPS como material de referência.

"O Centro de Atenção Psicossocial é um dispositivo de assistência em Saúde Mental, substitutivo a internação psiquiátrica. Funciona 24h diariamente, dispondo de 05 camas para hospitalidade noturna e de final de semana. Atende à população da Região Norte da cidade com transtornos mentais severos e persistentes. É referência para as Regionais de Saúde: Aventureiro, Comasa, Costa e Silva, Pirabeiraba e Vila Nova. Trabalha com mini-equipes de referência: Azaléia, Girassol, Orquídea e Tulipa. Conta com uma equipe composta por: Agentes de saúde pública, auxiliares administrativos, assistentes sociais, enfermeiras, técnicos de enfermagem, psicólogas, terapeutas ocupacionais, farmacêutica e psiquiátra. Oferece ainda, campo de estágio para as escolas de ensino técnico e superior de formação em saúde da cidade. Para atender o projeto terapêutico singular do usuário, o CAPS desenvolve atividades diversas, tais como: grupos e oficinas terapêuticas, atendimento individual, eventos sócio- culturais e atividades que estimulam a convivência."

Alessandra está na última fase do curso de Serviço Social e se forma em maio deste ano. Sua tutora é a professora Jaciane Geraldo dos Santos.

A AUPEX parabeniza a aluna e a mestra pelo excelente trabalho realizado!

Nenhum comentário: