5 de mar de 2013

Como usar a linguagem corporal a seu favor na entrevista de emprego

Fonte: http://www.noticiasnumclick.com.br


3% da comunicação é composta por elementos não verbais, como a linguagem corporal. Confira a seguir seis dicas para usá-la a seu favor durante entrevistas de emprego

Os elementos que compõem a comunicação vão muito além da sua escolha de palavras e tom de voz. A interação com outras pessoas também depende de noções não verbais como a maneira como você olha para os outros, gesticula e reage expressivamente. Na entrevista de emprego, esses elementos podem traí-lo e serem vistos como ponto negativo pelo recrutador. Você acha um exagero? Imagine entrevistar alguém que nunca olha nos olhos dos outros ou que cruza e descruza as pernas incessantemente enquanto fala.

A interação com outras pessoas também depende de noções não verbais como a maneira como você olha para os outros, gesticula e reage expressivamente

Dicas para ter uma linguagem corporal expressiva

A partir desses dois exemplos é possível entender o valor que a linguagem corporal possui durante as interações com outras pessoas, especialmente na entrevista de emprego:

1. Aperto de mão
Quando for cumprimentar seu entrevistador, é importante que seu aperto de mão seja firme e confiante. Sorria, mantenha contato visual com a pessoa e cumprimente-a amigavelmente.

 2. Como se sentar
Não se deixe diminuir dentro da cadeira, encolhendo os ombros e pescoço. Deixe seu corpo bem posicionado, com as costas eretas, ombros abertos e evite cruzar as pernas e os braços. Sua imagem deve transmitir segurança e receptibilidade.

3. Mostre suas mãos
Mostrar suas mãos o ajuda a parecer aberto e amigável. Não as esconda debaixo da mesa ou em seus bolsos enquanto caminha. Mantenha-as a vista, usando o apoio da cadeira ou a mesa. Lembre-se que as mãos demonstram seu estado emocional. Elas podem tremer, ficar tensionadas, evidenciando nervosismo e insegurança.

 4. Seja um espelho
Você já deve ter percebido que, quanto mais alguém for parecido com você, mais empatia você sentirá pela pessoa. Pesquisas científicas já comprovarem essa ocorrência e a chamam de “efeito espelho”. Para aplicá-la na entrevista de emprego, observe como o entrevistador gesticula, interage, escolhe as palavras e procure agir de maneira similar. 

 5. Coloque seus pés no chão
Quando as pessoas estão nervosas, elas costumam recorrer a duas opções: se mexer excessivamente ou congelar. Nenhuma dessas atitudes é a recomendada. Para que você consiga ser bem-sucedido na entrevista, especialmente durante perguntas difíceis, coloque seus dois pés firmemente no chão.

 6. Termine bem
A primeira impressão é importante, mas não é a única coisa que contribui para a imagem que o entrevistador irá formar de você. Para concluir a entrevista de maneira satisfatória e deixar um bom clima, termine a reunião bem. Mesmo que a entrevista não tenha ido tão bem como você esperava ou gostaria, mantenha-se focado até o fim para que sua imagem seja a mais positiva possível.

Fuente: Universia Brasil

Nenhum comentário: