26 de mar de 2013

Palestra sobre Ética e Moral na profissão






Os acadêmicos de Processos Gerenciais participaram da palestra Ética e moral na profissão.
Turmas: EMD 0178 e GFI 0018
Disciplinas: Gestão de Custos, Marketing de Vendas, Comércio Exterior e Recursos Humanos
Professora: Profº Ivone Rech Crispim

Ética, segundo Motta (1984) definiu como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vão formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.
A importância dos objetivos pedagógicos é a relação da aprendizagem com a prática, estas relacionadas em atividades participantes dos acadêmicos que propiciam suporte, técnica, aprendizado, aproximação da realidade e a importância da ética na sua profissão.

Nenhum comentário: