2 de abr de 2013

Você já pensou em atuar na área de ensino musical? Estudo aponta benefícios da música

Fonte: http://www.cai.ufg.br


Pesquisa aponta que ensino de música melhora desempenho escolar

Uma pesquisa recente conduzida pelo departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou evidências de que o ensino de música tem efeito positivo no desempenho escolar de crianças e adolescentes e, ainda, melhora o desenvolvimento da leitura. Pioneira no mundo a mensurar essa análise, a pesquisa foi um dos destaques de  matéria na edição da Revista Veja, de 17/03/2013.

O autor da pesquisa e pós-doutorando da Unifesp, Hugo Cogo Moreira, explicou que os métodos clínicos utilizados na pesquisa indicaram que a música afeta o desenvolvimento intelectual de crianças em idade escolar. Moreira incluiu escolas da rede pública de São Paulo na pesquisa e selecionou estudantes que apresentavam dificuldades de leitura. Os alunos que tiveram aulas de música foram comparados aos que não tiveram acesso às aulas em escolas-intervenção, e, apresentaram capacidade de ler corretamente 14 palavras a mais por minuto, em média.

De acordo com a lei nº 11.769, todas as escolas públicas e privadas do Brasil devem incluir o ensino de música em sua grade curricular. Pensando nos campos de atuação e na interligação entre o aprendizado e a música, a Aupex desenvolveu e oferece dois cursos de pós-graduação direcionados ao ensino e a aplicação da música no ambiente acadêmico.

O primeiro curso é a Metodologia do Ensino de Música, disponível nas modalidades semipresencial, com apenas um encontro presencial por mês, ou na modalidade online, realizado à distância. Ambos os cursos tem a carga horária de 420 horas tendo a duração de oito (8) meses.

O curso aborda o estudo nas áreas de Fundamentos da Educação Musical, Música na Cultura Popular, Psicologia e Currículo em Música e  Desenvolvimento Cognitivo-Musical.


Saiba mais pelo link pós-graduação online de Metodologia do Ensino de Música
Já o segundo curso de pós-graduação, Arte, Música e Cultura na Educação, é presencial e envolve o estudo de temas como Música, Contos e Cantos Afro-Brasileiros, Educação Musical e Cooperativa, Confecção de Instrumento de Percussão, Oficina Pedagógica em canto, além da pesquisa em outras áreas . 
Veja aqui.

Venha se especializar na área de ensino musical e invista na sua carreira, matricule-se em nossos cursos.

Nenhum comentário: