20 de mai de 2013

Aluno de Pós-Graduação de Música da Aupex é destaque em programa de televisão




 Foto: Divulgação/ Rede NT de Televisão


Você acredita que a música pode sair do lixo? Fábio Agnes da Paz, 32 anos, acreditou nessa ideia há mais de cinco anos  e conseguiu comprová-la. A primeira experiência do professor e músico de transformar material reciclável em música surgiu da ideia de fazer com que um cano de policloreto de vinila (PVC) se tornasse uma flauta doce. 
“As escolas sempre alegaram dificuldades na compra de instrumentos musicais e enfrentávamos dificuldades de estabelecer uma relação da música com a escola. Então, com um pedaço de cano de PVC, visualizei que dava para fazer um instrumento musical. O custo seria baixo e conseguiríamos musicalizar as crianças”, enfatiza. 
A criatividade do professor foi além dos instrumentos de sopro. O músico conseguiu com que os materiais  recicláveis também imitassem os sons produzidos por pífano, claricano, trombone e saxofone. “Os alunos ficaram encantados pois não imaginavam que, com o lixo, era possível fazer instrumentos que reproduzissem melodias. Alumínios combinados com grãos, por exemplos, podem vir a ser instrumentos de percussão”, destaca.  
O músico também criou outros instrumentos de percussão a partir de elementos da natureza. Com compensado, ele obteve os instrumentos cajon e bongo. O vaso para caqueira deu o intuito a Fábio de descobrir  instrumentos como campana, maracás e pandeiro. Já o xilofone pôde ser feito com madeira de paletes. 
O desenvolvimento do projeto de fazer materiais recicláveis em instrumentos musicais despertou o interesse da Rede Novo Tempo (NT) de Televisão, da região do Vale do Paraíba, segmentada para programação de caráter educativo de televisão. Fábio foi um dos destaques  do programa NT Repórter Sustentabilidade, veiculado na região nordeste brasileira. O programa televisivo, que aborda a relação da criatividade com a sustentabilidade, mostrou alguns dos instrumentos musicais que o professor desenvolveu.
Pernambucano de Garanhuns, Fábio reside há 3 mil quilômetros de Joinville/SC, e é aluno do curso da Aupex de Pós-graduação de Metodologia do Ensino da Música. Para se qualificar no ensino em Música, o professor optou pelo curso da Aupex realizado na modalidade a distância. 
O curso online da Aupex é caracterizado pela flexibilidade de horário, que obriga apenas um encontro presencial ao final do curso, para avaliação final e para apresentação do TCC. Como esta modalidade não depende de fechamento de turma, as matrículas abrem mensalmente. O aluno desenvolve atividades de aprendizagem e avaliação via sistema AVA e conta com o acompanhamento pedagógico de um tutor online. 
Mais informações sobre o curso de Metodologia do Ensino de Música disponível nas modalidades semipresencial ou online acessehttp://www.aupex.com.br/1008-pos-graduacao-online-metodologia-do-ensino-de-musica-pos-online
A Aupex Ensino Superior tem o orgulho de ter Fábio Agnes da Paz como aluno da instituição.

Vídeo com a matéria completa:

NT Repórter SUSTENTABILIDADE


Nenhum comentário: