8 de mai de 2013

Turma de História realiza saída de campo para conhecer a região do Contestado







No sábado, dia 04/05/2013, a turma do curso de História, HID0176, realizou uma visita de estudos à cidade de Três Barras- SC, região do Contestado. A turma saiu de Joinville as 07:30 da manhã e chegou na cidade de Três Barras por volta de 10:30h .
Iniciaram o estudo com a visita ao Museu Municipal, localizado na antiga estação ferroviária da cidade, e lá conheceram partes da história do Contestado, contada através de diversas fotos e objetos.
Em um segundo momento visitaram o Campo de Instrução Marechal Hermes do Exército, onde se encontram as ruínas da antiga empresa norte-americana LUMBER, que se instalou na região em 1910, e era responsável pela exploração da faixa de terra ao longo da ferrovia construída pela Brazil Railway Company. As casas centenárias ainda são ocupadas por militares do exército, e o prédio em que funcionava o cinema da empresa, um dos primeiros cinemas do Brasil ainda existe, embora esteja com sua estrutura comprometida.
Após o almoço, a turma terminou o roteiro com a visita à Gruta Santa Emídia, local onde viveu a benzedeira que ali recebia seus devotos, e por onde teria passado o monge profeta João Maria. Para a surpresa do grupo foram recebidos com uma bela encenação de um artista da cidade representando o monge e descrevendo mais um pouco da história do Contestado. Foi uma viagem de estudos muito interessante e produtiva.

Curso: História
Turma: HID 176
Disciplinas envolvidas: Karyne Johann

Nenhum comentário: