12 de jul de 2013

12 dicas de escrita que qualquer pessoa deve saber

Fonte: http://cursospelainternet.com.br


Quer se tornar um escritor mais eficiente e articular suas ideias com mais facilidade? Confira a seguir uma lista com 12 dicas simples que qualquer pessoa deve saber 


Saber escrever é fundamental para qualquer pessoa, seja ela um professor, um estudante ou um empresário. É por meio da escrita que você estabelece relações, mostra o seu ponto de vista e defende o que você acredita. Entretanto, nem sempre é tão fácil assim colocar suas ideias no papel. Se você sofre ao articular suas ideias, confira 12 dicas simples que você precisa saber para ser um bom escritor:

1. Revise a escrita

Certifique-se de que você não cometeu nenhum erro de ortografia, concordância ou gramática. Em geral esses erros acontecem por falta de atenção, mas deixam uma imagem muito negativa sobre o autor.

2. Conheça seu público

Embora pareça uma informação desnecessária, conhecer sua audiência vai mudar a linguagem como você escreve.

3. Evite aliterações

Utilizar aliterações em excesso pode deixar teu texto chato. Evite termos com sons semelhantes muito próximos um do outro.

4. Cuidado com as preposições

Embora as preposições sejam necessárias para dar coerência ao seu texto, evite terminar as frases com elas.

5. Fuja dos clichês

Por mais verdadeiros que eles possam ser, os clichês vão tornar seu texto previsível e entediante. Fuja do lugar comum, encontre novas maneiras de dizer o que precisa.

6. Elimine as comparações

Assim como os clichês, as comparações deixam seu texto sem graça. Elas são previsíveis e podem criar certa antipatia do público com você, uma vez que você pode criticar algo que seus leitores admiram.

7. Seja específico

Você precisa ser claro sobre o assunto discutido. Isso não significa assumir uma posição (em certos textos você pode ser prejudicado ao escolher um lado), mas você precisa deixar claro para os seus leitores o que quis dizer com aquele texto.

8. Não generalize

Por mais comum que uma situação possa ser, sempre haverá uma exceção. Esse já é um bom motivo para você não generalizar o tema.

9. Seja consistente

Pense sobre o que você quer dizer, encontre uma maneira de fazer isso e mantenha-se fiel a ela. Não seja vago. Pesquise para oferecer argumentos válidos sobre o tema.

10. Não seja redundante

Evite, a qualquer custo, dizer a mesma coisa de diversas formas. Isso mostra aos leitores que você não sabe o que falar sobre o assunto. Antes de iniciar o texto, monte um roteiro na sua cabeça. Isso ajuda a eliminar o risco de redundância.

11. Esqueça as perguntas retóricas

Elas podem ter muito efeito durante um discurso falado, mas no papel sua única função é tornar o texto chato. Em vez de perder tempo com perguntas retóricas, preocupe-se em responder os questionamentos acerca do tema.

12. Não exagere

Elimine os superlativos da sua rotina de escrita. Exagerar não vai ajudar em nada, a não ser que seu objetivo seja deixar claro para o leitor que seus argumentos são tão vagos que você precisa aumentá-lo.


Nenhum comentário: