26 de ago de 2013

A importância da música em nossas vidas


A música é singular em nossas vidas. Se composta com ritmos modernos, misturados ou clássicos, não importa, ela nos acompanha, muitas vezes, imperceptivelmente no dia a dia. Música não é somente o que soa nos aparelhos de rádio ou nos aparelhos tecnológicos em geral. 
A mistura de ruídos e barulhos cotidianos de todo os cantos podem ser tão harmoniosos para os ouvidos mais atentos a ponto de se tornarem uma música. Assim como uma combinação de sons improvisados ou ritmos diversificados podem resultar para outros ouvidos como a arte de combinar sons e influenciar nossas expressões e movimentos. 
Dificilmente vamos encontrar alguém que não goste de algum tipo de música, já que ela é composta por ritmos ecléticos. Alguns até afirmam que o silêncio mais profundo é a melhor música para a alma, dependendo do momento. Um barulho estridente também pode ser o ponto de equilíbrio ou o ritmo que pode agradar ou sensibilizar. A música tem esse poder de agradar as mais diferentes classes, os diferentes gostos e de fazer com que todas essas extremidades resultem na expressão da emoção do indivíduo num certo momento.
Não se espante se você ver alguém chorando ao ouvir uma música de rock pesado. Ou se notar alguém rir durante o toque de uma melodia triste enquanto os outros choram. A carga emotiva por trás das músicas são variadas e curiosas. As histórias encontradas e lembradas ao ouvir as combinações melódicas são ainda mais fortes. 
Durante a evolução humana, a música ganhou outras utilidades que expandiram a fronteira da arte. A música, presente na vida da humanidade desde a pré-história às festas, rituais religiosos e nos funerais, também integra o conjunto de ações militares, educacionais e terapêuticas, por exemplo. 
A música tem um campo imenso para ser estudado e pesquisado. Se você não tem a intenção de estudá-la para ensinar ou replicar para outras pessoas, obtenha conhecimento para agregar na sua vida pessoal.  
Conheça o curso presencial de Pós-Graduação em Arte, Música e Cultura na Educação da Aupex e se especialize ainda em arte e cultura.
Também conheça a Pós-graduação de Metodologia do Ensino de Música, nas modalidades de ensino online ou semipresencial 

Nenhum comentário: