26 de ago de 2013

Acadêmicos aderem ao projeto de biblioteca Leve e Leia


A Aupex conta com uma nova biblioteca itinerante montada no pátio de Polo de Graduação. Trata-se do projeto Leve e Leia arquitetado por alguns estudantes do terceiro semestre de Licenciatura em Filosofia e liderado pelo acadêmico do curso Clodoaldo Fadero, que tem o objetivo de incentivar a leitura por meio do empréstimo e trocas gratuitas de livros. A ação foi desenvolvida para incentivar o hábito mais frequente de leitura com a contraproposta de fazer com que o livro chegue gratuitamente e facilmente às mãos das pessoas.
“Buscávamos fazer um trabalho que importasse na aquisição de conhecimento para a faculdade e vimos que esse projeto já estava diante de nós”, conta Clodoaldo que trabalha como servidor público na unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do bairro Paranaguamirim. No local de trabalho do estudante de Filosofia já ocorre uma ação semelhante de troca de livros, assim como em outros lugares os estudantes tinham conhecimento de que já existia esse projeto.
“Joinville ganhou o JoinvilLÊ*, um projeto que só tende a expandir. Creio que essa vai ser a tendência: o incentivo à leitura em lugares onde as pessoas não estão acostumadas ou, então, que o projeto vai despertar a importância da leitura”, declara Clodoaldo.
O ourives e estudante do primeiro semestre da graduação de Artes Visuais da Aupex, Hercílio João Guedes, foi um dos acadêmicos a conferir o acervo em busca de referência sobre Artes para leitura. Mesmo sem ter encontrado o livro que procurava, o acadêmico elogiou a iniciativa da troca de livros. “Nesse primeiro momento do curso temos mais teoria e seria ótimo encontrar algum livro da minha faculdade, mas depende das doações”, comentou Hercílio, enquanto pesquisava no acervo.
Já a acadêmica do terceiro semestre de Pedagogia, Cristiane Carlini Pereira, estava em dúvida se levaria ou não uma enciclopédia. Cristiane estava impressionada com a quantidade de livros doados que se acumularam no pátio da Aupex. “Na semana passada eram poucos livros empilhados aqui e hoje já há muitos”, descreveu. Cristiane intenciona ser professora do ensino fundamental e sabe dos pré-requisitos da profissão. “Temos que ler bastante e sempre”, afirmou. 
*JoinvilLÊ é um projeto de incentivo ao hábito da leitura que está organizado em uma bicicleta com livros que circula com seu acervo nas estações de cidadania dos bairros. A ação foi desenvolvida pela Fundação Cultural de Joinville em junho deste ano e conta com as doações de pessoas físicas e empresas privadas.

Nenhum comentário: