21 de ago de 2013

Faltam sociólogos para completar vagas no mercado de trabalho no Brasil


“Há um potencial grande para a carreira de sociólogo no Brasil, tanto para o bacharel, quanto para o licenciado. O mercado de trabalho potencial para os licenciados é muito maior do que o número de formados anualmente nas universidades”, confirma artigo redigido pelo professor universitário Ronaldo Baltar, na Revista Coletiva (edição nº 10/2013). Conforme a publicação, muitas das vagas que são destinadas ao campo de trabalho da Sociologia vem sendo exercidas por profissionais de outras áreas. “Assim como ocorre com os bacharéis em Sociologia, o campo de atuação no ensino também é marcado pela presença de outros profissionais no lugar dos licenciados em Ciências Sociais/Sociologia”, revela o autor.
Em um estudo promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de 2008, foi constatado que apenas 2.499 (pouco mais de 12%) dos 20.339 professores de Sociologia eram, de fato, formados em Sociologia ou Ciências Sociais. Na época, havia no Brasil 20.339 professores de Sociologia em exercício, enquanto o mercado de trabalho para professores de Sociologia no Ensino Médio demandaria 87 mil novas vagas no país.
As disciplinas de Sociologia e Filosofia tornaram-se obrigatórias no Ensino Médio em 2008 por meio da alteração pelo Congresso Nacional na Lei 9.394 de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Já a profissão de sociólogo está estabelecida na Lei n º 6.888, de 10 de dezembro de 1980. São atividades da profissão o planejamento e a execução de pesquisas socioeconômicas, culturais e organizacionais, o levantamento sistemático de dados para subsidiar diagnósticos e a análise de programas em várias áreas (educação, trabalho, promoção social e outros). “Também são atividades do sociólogo a assessoria e a prestação de consultorias a empresas, órgãos da administração pública direta ou indireta, entidades e associações”, completa o artigo.

A Aupex/Uniasselvi oferece o curso de Licenciatura em Sociologia com mensalidade no valor de apenas R$ 219,00. O curso superior é realizado em 36 meses (3 anos) e tem a carga horária de 2.800 horas. 


Se você já é graduado e busca uma especialização na área, matricule-se no novo curso de Pós-graduação Presencial Filosofia, Sociologia http://www.aupex.com.br/_694-pos-presencial-em-joinville-filosofia-sociologia-e-ensino-religioso O curso tem o objetivo de qualificar professores e profissionais graduados em outras áreas com interesse em se especializar nas áreas de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso. 

Nenhum comentário: