8 de out de 2013

32 tutores da Aupex/Uniasselvi passaram por capacitação no sábado (28/9)


No sábado (28/9), 32 tutores da Aupex/Uniasselvi receberam formação continuada no Polo de Graduação da Aupex, entre 13h30 às 17 horas. A capacitação foi ministrada pelo tutor Juliano Marcelino que abordou o tema “Tecnologias para auxiliar o tutor no exercício da sua profissão e Publicações de Artigos”.  A ação foi coordenada pela articuladora de Educação a Distância de Graduação, Patrícia Elaine Medeiros.
O tutor Juliano afirmou que uma das intenções era apresentar aos tutores, brevemente, novas tecnologias que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula. “O Prezi, por exemplo foi  um dos softwares abordados na formação continuada. Os tutores puderam conhecê-lo melhor e desenvolver atividades em grupo para colocar em prática o conteúdo repassado”, contou. 
Juliano, que é especialista na área de Tecnologia da Informação, explica que o Prezi é um software usado para a criação de apresentações não lineares. Isto é, o software disponibiliza o conteúdo por meio de uma tela aberta em vez de slides e deverá substituir o Power Point, por também ter a vantagem de criar impacto nas apresentações.
Os tutores elogiaram a forma como a capacitação foi conduzida e aproveitarem a oportunidade para se confraternizarem e trocarem experiências de sala de aula. A próxima formação continuada aprofundará os temas já abordados neste encontro, buscando se direcionar às áreas de atuação dos tutores.  

Tópicos abordados no encontro
Utilização de recursos de TIC:
Blogs;
Grupos no Facebook e no Google Grupos;
Alternativas para apresentação de conteúdo como Murally e Prezi;
Utilização de Google Alerts, Evernote e armazenamento em nuvem (Dropbox, GoogleDrive e alternativas como SkyDrive, Box e Mega);
Programas e técnicas para detecção de plágio;
Gravação de tela do usuário (CamStudio e HyperCam);
Utilização de formulários com GoogleForms;
Cursos online (Livemocha);
Conversão de apresentação de formato PPT (MS PowerPoint) para SWF (Adobe Flash);
QR-Code; Universidade Khan Academy; eBooks (www.freebookspot.es);
Bibliotecas de imagens em alta definição (pixabay, everystockphoto, morguefile);
Bases de dados estatísticos (gapminder e worldbank data);
Bases de artigos periódicos (CAPES, ScienceDirect, Scopus)

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