10 de fev de 2014

Turma de Serviço Social assiste palestra

 







No dia 01/02/2014, os alunos da turma SES 0160 do curso de Serviço Social, assistiram a palestra  "A Atuação do Serviço Social na Administração do Porto de São Francisco do Sul". A palestra foi ministrada pela Assistente Social:  Rosemeri Laatsch  - CRESS/SC 12ª Região nº 1753.
A atividade foi uma iniciativa da professora tutora externa: Jaciane Geraldo dos Santos que também é
Assistente Social.

Confira, abaixo, alguns relatos dos acadêmicos sobre suas impressões sobre a atividade. 
1 - ANA
Diante as várias informações que Rosemeri nos repassou a  que mais  chamou a atenção foi sobre a equipe Multidisciplinar, sobre a atuação do AS, nestas equipes, e os outros profissionais como Psicólogas, nutricionista, enfermeiros , terapeuta ocupacional, fonodióloga dentre outros  que atuam junto devido a necessidade de cada empresa ou  cidade aonde  trabalham .
2 – VIVIAN DONADEL
Informou-nos que, o operacional do Porto é terceirizado e o administrativo está a cargo do setor público. Seu alvo de atuação como assistente social são os servidores públicos, cerca de 171 pessoas.   Foi a primeira Assistente Social do Porto e realiza um trabalho voltado para a melhoria da saúde dos servidores.
Atua na gerencia de Recursos Humanos junto com uma equipe multiprofissional com o programa de saúde ocupacional, que tem como foco: fortalecer as redes humanas no local de trabalho, estimular o espírito de equipe, gerenciar o stress, diminuir os atestados e afastamentos do trabalho.
Alertou da importância em registrar todos os documentos e informações relacionadas ao trabalho, para garantir que não se tenha incomodações futuras. Para nós acadêmicos conhecer e ouvir a palestra da Rosimeri foi muito proveitoso, pois pudemos perceber o grande leque de opções de atuação que existem para o Assistente Social.

3  - Marcia A. Scheel Pacheco

A Assistente Social Rosemeri informou que atua no Porto de São Francisco do Sul – SC, junto a Gerência de RH; juntamente com uma equipe multidisciplinar num programa de saúde ocupacional “Programa Redes Humanas” do governo estadual de Santa Catarina. Sua atuação tem como alvo cerca de 170 servidores públicos estaduais, responsáveis pela área administrativa do porto. Este programa objetiva fortalecer as redes humanas no local de trabalho, estimular o espírito de equipe, valorizar o servidor e sua qualidade de vida, gerenciar o stress, diminuindo os atestados médicos e afastamentos do trabalho.
Enfatizou a importância dos registros nos documentos serem realizados de forma muito clara e objetiva para não causar má interpretação. E assim construir um histórico sobre os trabalhos desenvolvidos.
As atividades compartilhadas pala Assistente Social Rosemeri foi importante para ampliar a visão sobre a atuação do AS.
4- Janice
Pode-se perceber a importância de uma Assistente Social na área da Administração e de Recursos Humanos.  No relato da sua trajetória profissional até a chegada à empresa atual, colocando como foi a implantação deste serviço nesta empresa até hoje, que com isto, alcançou um patamar melhor na qualidade de vida dos funcionários, foi admirável a sua jornada.  Através desta palestra, pude perceber a importância que o Assistente Social tem nas diversas áreas em que ele pode atuar, qualquer lugar em que ele esteja, os encaminhamentos, as orientações e a forma como ele realiza seu trabalho pode mudar a vida dos que são atendidos por ele.
5 – Sandra R. R. Freitas
Em sua palestra Rosemari nos passou um pouco de como é sua atuação no Porto, suas dificuldades sendo ela a única assistente social, e de  como foi difícil conquistar a confiança dos  funcionários para exercer seu trabalho, isso foi um processo longo de muita persistência. Ela nos relatou a importância da organização e de ter um registro de todos os atendimentos feitos, para  quando for solicitado um relatório de nosso trabalho ao longo do tempo teremos  como relatar ou argumentar de acordo com o que nos foi pedido.
6 – Flávia
Rosemere informou que iniciou seus trabalhos em comunidades, programas de liberdade assistida, comunidade evangélica, Prefeitura de Jaraguá do Sul, abrigo e atualmente atua na gestão de pessoas, e cuida dos servidores públicos e não dos terceirizados que atuam no porto.
Tal programa foi instituído em 2008 no Estado, o Programa Redes Humanas que objetiva gerenciar o stress, e fortalecer as redes humanas no local de trabalho. De setembro de 2009 a setembro de 2010, iniciou o atendimento de serviço social na A.P.S.F.S, formado por uma equipe técnica para melhor atender os servidores utilizando o manual de saúde ocupacional.
7 – Cristiane
A assistente social atua no setor de gestão de pessoas, trabalhando com os servidores públicos. Ela já atua como Assistente Social há 20 anos e já passou por muitas áreas dentro da assistência. Relata que passou no concurso do Estado de Santa Catarina em 1°  lugar e quando entrou para ocupar seu cargo não imaginava o que faria ali, por ser uma área totalmente diferente do que ela já havia feito.
Mas, junto com uma equipe multidisciplinar tem realizado um ótimo trabalho voltado para o bem estar dos servidores, para uma melhor qualidade de vida. Ela tem registrado todas as ações e assim pode observar como tem diminuído o índice de doenças psicológicas e o número de atestados por outros tipos de problemas de saúde. Podemos perceber que esse trabalho tem surtido muito efeito, e que o profissional Assistente Social vem conquistando seu espaço mostrando que tem muito campo de trabalho para atuar.
 Participar de uma palestra com um profissional já com bastante experiência, como a Rosemeri, é muito importante para que, nós acadêmicos, possamos ampliar nosso conhecimento, olhando a profissão por outros ângulos, proporcionando assim um conhecimento mais prático.
8 – Samantha Brandburg
A palestra que tivemos no último sábado, foi muito interessante e significativa, pois contribui para mim no sentido que tive a certeza que serviço social é realmente o que quero exercer , e mais ainda a palestrante Rosimere nos mostrou passo á passo tudo que ela passou nesses muitos e muitos anos de sua caminhada como assistente social, Rosimere nos contou que no início de sua carreira não foi nada fácil, mas hoje ela está trabalhando no porto de São Francisco do Sul onde atua cuidando de forma geral das necessidades e desafio enfrentados por cada colaborador , ela fez uma importante pesquisa onde mostram dados das principais causas de faltas ocorridas em sua empresa , e percebeu que o maior número de motivo pelo qual ganhavam atestados era por depressão , achou estranho porque uma pessoa pode fingir estar triste , afinal não existe exame para tal doença, então ela começou a incentiva-los através de métodos dinâmicos em sua empresa e funcionou hoje o que realmente aponta em atestados são dores .Hoje Rosimere é uma assistente social reconhecida e bem sucedida que continua se empenhando a estudar para sempre participar de concursos e ficar nos primeiros lugares.
9 – Gorete m.  Pereira
         A palestra que nos apresentou a assistente social do porto de São Francisco Rosimeri, veio nos fazer saber como se dá o trabalho do assistente social, dentro do porto.
         A atuação da assistente social, tem sido cuidar da vida dos funcionários da instituição, desenvolvendo programas de saúde ocupacional entre outros. Esses cuidados vem apresentando bons resultados no dia a dia dos trabalhadores do porto.
          Segundo a assistente social, o campo para atuação em serviço social vem- se expandindo assim, surgem novos espaços que são de ocupações do assistente social.
 

Nenhum comentário: