6 de mar de 2014

Está na dúvida se faz ou não um curso online? Veja dicas



Especialista diz como reconhecer o curso ideal para a sua carreira


Com a falta de tempo e a grande oferta de cursos onlines, é cada vez mais comum que as pessoas acabem optando por fazer uma especialização à distância. Associações, empresas e universidades oferecem diversas opções para profissionais aprimorarem seus conhecimentos ou mesmo adquirirem uma nova formação. Mas como reconhecer se aquele é o curso ideal para a sua carreira?

De acordo com a especialista em gestão de conhecimento, Daniela Luiz, ter a chancela de uma instituição de renome ou mesmo um conteúdo de alto nível não é garantia de eficiência quando se fala em cursos online. Se o curso não possuir metodologia e tecnologia adequadas o aprendizado será pouco eficiente. “Uma plataforma de ensino com visual pouco atrativo ou com navegação confusa, aulas entediantes ou sem recursos que promovam interação, são exemplos de situações que podem comprometer o aprendizado”, afirma.

Confira as dicas para escolher um bom curso online a obter melhor aproveitamento

Analise bem o site antes de se matricular
Através de uma consulta na internet é possível verificar inúmeras escolas virtuais que oferecem cursos online dos mais variados temas. Antes de se matricular em uma, é importante verificar a opinião dos alunos que já fizeram o curso, o histórico da empresa e outras informações que demonstrem que o relacionamento escola X aluno será amistoso. 
 
Cheque o ambiente de aprendizagem
Um ponto importante que deverá ser bem avaliado é o ambiente de aprendizagem da escola. Algumas plataformas de ensino apresentam um ambiente confuso, onde a disposição das informações não é clara, tornando o aprendizado algo dispendioso. Quanto mais fácil for a comunicação com o aluno, mais fácil será o seu aprendizado e o seu relacionamento com a escola.
 
Cheque se o curso promove relacionamento
Vale a pena, dependendo da importância e da relevância do curso, analisar se a escola virtual oferece algum tipo de relacionamento com o aluno, como tutorias, fóruns e chats. Não é porque a pessoas faz o curso em casa ou no trabalho que ela não precisará se relacionar com colegas de curso ou com o tutor. Essa troca de experiência e informação torna o curso mais rico e dinâmico.
 
Assista uma aula demonstrativa
Alguns sites disponibilizam aulas de demonstração. Através dessa demonstração é possível avaliar o nível de interatividade do curso: se tem locução, se a apresentação do curso em tela é agradável, se o formato do curso favorece o aprendizado, se o conteúdo é relevante etc. Alguns cursos possuem somente textos, sem locução, gráficos, vídeos ou qualquer recurso de apelo visual, o que pode resultar em aulas muito entediantes.
 
Cheque se haverá materiais complementares
Se além do curso online a escola virtual oferecer materiais que complementem o assunto, vale a pena considerar essa opção de escolha. Em se tratando de um curso à distância, trabalhar todos os sentidos é muito válido, por isso é preciso avaliar se o curso oferece textos que possam contribuir com o aprendizado, vídeos, quizzes etc.
 
Como funciona a certificação?
É bom ficar atento, pois muitas escolas virtuais não oferecem conhecimento, mas sim certificado. Para alguns isso pode até ser o suficiente, mas com certeza o mercado de trabalho provará o contrário. A certificação é importante, mas o conhecimento é muito mais. É importante, considerar sempre uma escola que de fato esteja preocupada em transmitir conhecimento, informação, assuntos que possam tornar promissora a carreira. Algumas escolas virtuais levam isso tão a sério que o processo certificatório é, verdadeiramente, criterioso, sério e comprometido com o pleno aprendizado do aluno.
 
E o conteúdo didático?
Não é porque o curso é online, virtual, que o conteúdo tem que ser vago, pelo contrário. Existem cursos com conteúdos realmente didáticos e alinhados às necessidades de mercado, mas é preciso tomar cuidado com os cursos com conteúdo simplista ou inadequados.

Para elaborar um curso online é preciso muito mais do que transcrever livros e outras referências bibliográficas. É preciso saber para quem ensinar e de que modo. Muitas vezes, a linguagem aplicada não condiz com o público e isso pode desmotivar ou, simplesmente, não atender as expectativas do aluno.
 
Seja 100% comprometido
Curso escolhido, agora é hora de se comprometer. Mesmo com a disponibilização de conteúdos didáticos alinhados a necessidade do aluno, um ambiente de aprendizagem fácil e dinâmico, o comprometimento deve ser 100%. Antes de iniciar o curso online é preciso verificar se não haverá nenhuma interferência externa, se o som do computador está funcionando corretamente, se a internet está adequada e, principalmente, se não haverá interrupções constantes que possam atrapalhar o desempenho.
 
Organize uma agenda de estudos
Comprometimento é mais do que necessário e quase uma obrigação para quem quer enriquecer o conhecimento à distância. Por isso, uma última dica, não menos importante, é a organização da agenda de estudos. É preciso organizar o tempo levando em consideração que o aluno precisará compreender o conteúdo proposto, realizar as atividades indicadas, praticar as técnicas, ler os materiais complementares, realizar as avaliações apresentadas, usufruindo assim de todo o conteúdo disponibilizado. Nesse mercado globalizado, tempo se tornou ainda mais sinônimo de dinheiro. Portanto, saber controlar o tempo e adquirir de modo seguro mais conhecimento e informação para a vida profissional é um ótimo investimento.

Nenhum comentário: