4 de mar de 2014

Os cursos de MBA online entram de vez na vida acadêmica dos executivos



Pouco tempo e ainda muito o que aprender. Esse é o atual cenário do mundo corporativo em que os executivos precisam estar atualizados com as rápidas mudanças no mercado, ser cada vez mais eficientes em seus cargos e ainda ter tempo livre para a família. A equação não fecha. Por isso, cada vez mais profissionais têm buscado o ensino a distância (EAD) para complementar sua formação acadêmica. Nos últimos cinco anos, o mercado de MBA a distância tem crescido a uma média de 50% ao ano no Brasil. Segundo José Luiz Trinta, diretor de novos negócios do Ibmec, uma das mais importantes escolas de negócios do País, não existe mais preconceito em relação a MBA a distância. 
 
78.jpg
 
“O que pesa é a marca da instituição de ensino. Nossos programas online já rodam, inclusive, no iPhone”, conta ele. Na opinião de Trinta, num futuro não muito distante, a maioria dos cursos de MBA será uma mistura de presencial com online. “A nova geração, que hoje está com 18 anos, já é nativa digital”, diz ele. “Ou seja, vai chegar pronta para absorver completamente o método de ensino a distância.” De acordo com Trinta, o Ibmec já cresceu mais de 80% na modalidade digital, com o MBA Executivo Online, criado em 2009, que oferece aulas de engenharia, administração de empresas, economia e marketing. 
 
Os alunos devem ter concluído a graduação há, no mínimo, três anos e contabilizar cinco anos de experiência de mercado. Segundo Trinta, inovador, o curso permite que o aluno aproveite inteiramente as vantagens do aprendizado online, já que o início é imediato. A Fundação Getulio Vargas (FGV), conceituada instituição de ensino do País, criou até uma área específica, o FGV Online, para atuar no segmento de ensino a distância. Desde 2003, ela oferece cursos online de MBA. Segundo o professor Stavros Xanthopoylos,vice-diretor do IDE/ FGV, o conteúdo online tem sido intensificado com novas tecnologias aplicadas ao ensino. 
 
79.jpg
 
 
“O ensino online não é mais uma tendência, e sim a realidade”, afirma Xanthopoylos. De acordo com ele, atualmente participa de cursos de graduação online no Brasil 1,3 milhão de pessoas. “Uma boa parte deverá prosseguir os estudos de pós-graduação ou MBA no mesmo formato.”(...)
 
 
Por exemplo, hoje é possível assistir a uma palestra sem que exista a necessidade de deslocamento. De acordo com ela, a FDC entende que o universo digital está mudando a maneira de o aluno buscar informação e de se manter atualizado. “Por isso a escola procura manter o Exe­cutive MBA alinhado a esse novo contexto”, diz. Outra transformação importante da educação digital é o maior acesso a cursos online de MBA no Exterior. Conseguir um certificado de uma escola de negócios de primeira linha internacional, como a Thunderbird School of Global Management, que fica no Arizona, EUA, sem sair de casa, é uma opção tentadora, mas os preços são salgados. O curso da Thunderbird, por exemplo, custa quase US$ 70 mil.

Nenhum comentário: