5 de mar de 2014

Relatório das simulações da prática educativa



















ACADÊMICOS DA TURMA SES 0160 – PRÁTICA EDUCATIVA 2013/B
TEMA: CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL RELACIONANDO AOS DEZ MANDAMENTOS DO LIVRO: OS DEZ MANDAMENTOS DA ÉTICA DE GABRIEL CHALITA.
 MÁRCIA APARECIDA SCHEEL PACHECO ( 528551) apresentou entrevista com a Assistente Social Zaira da Maternidade Darcy Vargas de Joinville-SC. A Assistente Social relata sobre a ética no serviço social relacionando com o sexto mandamento: “Valer-se da Razão”.
 KÁTIA LEIDE DOS SANTOS (589779), SANDRA E SAMANTA – Acadêmicas aplicaram a dinâmica da Teia de Aranha. Com a participação de todos acadêmicos em sala opinando sobre a relação da ética profissional com o mandamento “Fazer o Bem”. Uma grande teia formou-se, todos mencionaram os princípios do Código de ética. “O Bem é a finalidade da ética. Ou seja, como disciplina, a ética procura determinar os meios para atingir o bem. Mas pode-se dizer também, de maneira muito mais ampla, que o bem é a finalidade de todas as atividades humanas.” (CHALITA, 2009, p.36).
Com essa dinâmica argumentamos com cada participante formas de proporcionarmos em nossa futura profissão ações éticas, carregada de valores. Valores esses que praticamos em nosso cotidiano, mas agora voltado para a profissão, pois fazer o bem praticá-lo, é criar uma corrente, assim como essa teia de aranha, que reflete na vida daquele que ajudamos onde o mesmo dá continuidade na prática de valores onde se encontra inserido.
GORETI E VIVIAN DONADEL – Acadêmicas simularam um jornal ao vivo. No jornal introduziram o que é a ética para sociedade, logo após , como acadêmicas conceituaram a ética , simulando uma reportagem, relacionaram tal conceito com o mandamento: “Agir com moderação”. Para finalizar passaram a gravação da entrevista com a assistente social Kátia, coordenadora do CAPS-i em Joinviile, ela apresenta a importância de agir eticamente, mas também agi9r com moderação.
SIMONE, ANA CAROLINA DE OLIVEIRA (578968) E FLÁVIA – Acadêmicas apresentam um teatro de fantoches como os seguintes personagens: uma conselheira tutelar, uma assistente social e uma família que negligencia direitos dos filhos. No desenrolar a A.S. cumpre seu papel através do mandamento “saber escolher”, agindo eticamente e demostrando o melhor encaminhamento para a situação apresentada.
 O  objetivo da simulação foi mostrar para a turma SES0160  como é a atuação de um Assistente Social em um atendimento no qual terá   que  fazer a melhor escolha de encaminhamento para que a família seja assistida adequadamente pelo órgão responsável.
CRISTIANE BARBOSA PAIVA ALONSO – 545512 JANICE LICHTENBERG ALEXANDRE MONTIBELLER - 552812
 Acadêmicas demostram o mandamento “Viver a Justiça” relacionando com a ética. Fora apresentado vídeo sobre a vida de Nelson Mandela, exemplo de luta pela igualdade e justiça de uma sociedade discriminada e explorada. Acadêmicas também apresentam slides sobre frases de justiça e ética, como por exemplo: “qualquer lei deve elevar a dignidade humana”. 
Os brancos daquele país, que eram minoria, queriam dominar sobre os negros e além de toda discriminação que sofreram tiraram deles direitos básicos como o de ir e vir e Mandela dedicou sua vida para mostrar que todos são iguais com  os mesmos direitos.  Ele é um exemplo de perseverança  trazendo justiça para um povo tão sofrido.
Na socialização, mostrou-se  que "Viver a Justiça", nem sempre é fácil, requer muita luta, pois existem muitos preconceitos e a luta pela dignidade nem sempre é conquistada
Tutora: Jaciane Geraldo dos Santos

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo empenho de todos que participaram. JACIANE SANTOS.

Dilcicléia Barros disse...

tutora Jaciane tornando as aulas do curso de Serviço Social dinâmicas, significativas e desafiadoras. Só assim podemos aprender...