19 de mai de 2014

Arte e alegria no polo Aupex Joinville
















Os acadêmicos da turma de Pedagogia (PED 0410) aceitaram com alegria a proposta da tutora externa Dilcicléia Gonçalves de Barros e transformaram a terça feira (06/05) numa grande festa de criatividade e espontaneidade em sala de aula. Após analisarem os principais conceitos do ensino da Arte no Brasil, todos se envolveram na elaboração de uma coreografia com a música “Superfantástico”, do grupo Balão Mágico. 
O que se objetiva com atividades como essa é que os acadêmicos possam utilizar a teoria para refletir sobre as futuras ações em sala de aula.    O futuro professor precisa vivenciar situações, colocar-se no lugar do aluno e se perceber como produtor e produto de uma cultura.    
A disciplina Metodologia do Ensino da Arte permite que se discutam as varias formas de expressão e isso facilita a comunicação em sala de aula, o que contribui efetivamente para o envolvimento dos acadêmicos no processo de produção de conhecimento, salienta a tutora externa Dilcicléia.  
De acordo com a acadêmica Arlene Dalfovo Bonelli, quando a  tutora solicitou que fossem trazidas para a sala de aula fantasias, adereços, maquiagem ela sabia que alguma coisa diferente iria acontecer e não perderia essa aula por nada.  

2 comentários:

Arlene Dalfovo Bonelli disse...

Nossa aula foi exatamente como diz a música "super fantástica", trazer para a sala de aula atividade que leve o aluno a interação, descontração, imaginação entre outros é realmente muito interessante, faz a aula ficar mais alegre, obrigada professora Dilcicléia, por nos proporcionar momentos iguais a este e nos fazer refletir de que forma queremos conduzir nossas aulas, como futuros professores. Arlene

Janaina Albuquerque disse...

Cada nova experiência é uma oportunidade de crescimento para todos os sujeitos envolvidos no processo educativo.